top of page

Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen


Autor: James Bowen

Título: Um Gato de Rua Chamado Bob

Editora: Novo Conceito

“Um Gato de Rua Chamado Bob” foi lançado em 2013 pela editora Novo Conceito. Não é surpresa que ele tenha virado um best-seller e recebido tantas criticas positivas, pois o livro é realmente inspirador.

A história é narrada pelo próprio James Bowen e se inicia contanto sobre sua vida desde que ele era bem pequeno. Devido ao trabalho de sua mãe, James era obrigado a se mudar de cidade e, portanto de escola, constantemente. Isso fez com que ele sofresse bulling pois como sempre era o “garoto novo” nunca conseguia fazer amigos ou se enturmar direito.

O tempo foi passando e o convívio com a mãe foi piorando. Aos 18 anos decidiu sair de escola e de casa, e foi morar com a irmã com o pretexto de que faria uma carreira como músico, mas logo foi expulso de lá. Passou um tempo dormindo algumas noites na casa de amigos e em seguida passou uma fase bem turbulenta vivendo com drogados em albergs. Foi a esta altura que sua vida perdeu o rumo completamente, morava na rua e já se encontrava viciado em heroína.

Em 2007, quando James já tem 30 anos, decide se reestruturas e sair das drogas totalmente. Ele mora agora em um apartamento subvencionado por uma clínica de reabilitação em Tottenhan e vive com o pouco dinheiro que ganha tocando nas ruas de Londres. Um dia ele encontra um gato laranja no tapete do prédio, percebe que o gatinho está todo machucado e começa a cuidar dele. Um era exatamente o que o outro precisava e é nesse momento em que a vida dos dois começa a mudar completamente.

Eu comecei a ler esse livro sem saber absolutamente nada sobre ele. Como li em um e-book comecei da historia, sem ao menos ler a contracapa e pude perceber que até a parte do livro que Bob aparece o nome de James não é citado. Isso é muito interessante, pois mostra que até então James não tinha identidade. A partir do momento que Bob aparece na vida de James a situação muda completamente. James é uma pessoa boa, isso é inquestionável, mesmo nos momentos mais turbulentos da para notar que a única coisa que ele precisou todo o tempo foi de algo para se apegar, um porto seguro, algo para cuidar e que o fizesse criar laços de afeto. No fim, quando pesquisei mais a respeito do livro e descobri que era uma história real e que se tratava de uma biografia, fiquei chocada! Impressionou-me demais saber que tudo aquilo havia realmente acontecido com uma pessoa.

A história não se trata apenas de um homem e um gato e as venturas que estes vivem juntos. A história vai muito além! Trata-se de amor, cumplicidade, carinho, companheirismo e SUPERAÇÃO! Trata-se de conseguir se apegar aos fiapos de esperança que ainda restam mesmo quando parece estar tudo perdido. Quem está pensando que vai ler e se debulhar em lágrimas, esqueça! Essa história não é assim. Você termina o livro muito tocado com tudo o que acontece, a história de cada um (no caso de Bob, o pouco que da para se imaginar) e principalmente a história que eles constroem juntos, mas creio que até por se tratar de uma narrativa verídica a história acabou tomando o rumo motivacional.

A capa é muito linda com a fotinho do próprio Bob e o fato de editora ter tomado o cuidado de colocar patinhas na divisão de capítulos e numeração de paginas deixou tudo ainda mais fofo. Eu recomendo esse livro para todo mundo pois ele nos ajuda a perceber que não há tempo para deixar a chance passar pois elas realmente podem trazer coisas boas e mudar a vida para melhor.

Posts Recentes
Arquivo
Procure Por Tags
Nenhum tag.
Sigam-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram Social Icon
  • Skoob.jpg
Parceiros
bottom of page