top of page

A Culpa é das Estrelas - John Green


Autor: John Green

Título: A Culpa é das Estrelas

Editora: Intrinseca

Lançado em 2012, o romance de John Green, “A Culpa é das Estrelas”, mostra o relacionamento de dois adolescentes que sofrem de câncer.

Hazel Grace é uma jovem de 16 anos e que possui câncer na tireóide desde os 13, porém, graças a uma droga nova os médicos conseguem estabilizar o tamanho do seu tumor permitindo que ela tenha mais alguns anos de vida porém ela tem plena consciência de que mais cedo ou mais tarde irá morrer (por mais de uma veza se compara com uma bomba prestes a explodir) e tem medo de como seus pais irão reagir quando isso acontecer. Augustus Waters por sua vez perdeu parte de uma das pernas para o osteosarcoma.

A Sr. Lancaster, mãe de Hazel, quer que a filha viva da melhor forma possível cada momento de sua vida e pensa que ir às reuniões do “Grupo de Apoio a Crianças com Câncer” irá ajuda-la a aceitar melhor a doença, mas Hazel não pensa da mesma forma e acha tudo aquilo uma perda de tempo, sendo assim, a mãe sempre precisa insistir para que a filha frequente as reuniões e em uma delas Hazel conhece Augustus, que acompanhava o amigo Isaac naquele dia. A vida de Hazel muda completamente neste momento. Gus é super otimista e possui sua própria filosofia de vida e isso a motiva, o que impulsiona uma grande amizade. Ambos são irônicos e muitas vezes até sarcásticos e juntos compartilham de uma grande paixão: os livros. Hazel apresenta “Uma Aflição Imperial” para Gus e isso o estopim para enredo da história daí para frente.

Confesso que eu esperava mais de “A Culpa é das Estrelas”, acho que é por que fiquei muito ansiosa para ler e quando o fiz não superou minhas expectativas. Apesar de ser uma história comovente, John Green não foi genial ao escrever este livro, por isso o considero um livro razoável. Possui uma leitura extremamente fácil, pois qualquer conhecimento que possivelmente você precisaria ter ele explica ao longo da história e rápida também (288 páginas). O interessante é a personalidade muito bem definida de cada personagem, os medos transparentes e a impressionante segurança de adolescentes que possuem uma vida em meios a hospitais, internações e medicamentos.

A adaptação para o filme foi lançada em 2014 sendo estrelado por Shailene Woodley, como a protagonista Hazel e Ansel Elgort, como Augustus. O diretor foi muito fiel ao livro, sem inventar nenhuma cena e também sem cortar partes importantes e eu gostei muito e indico. O filme soube passar a mensagem e os sentimentos e emociona a quem assiste assim como a quem lê o livro.

Posts Recentes
Arquivo
Procure Por Tags
Nenhum tag.
Sigam-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram Social Icon
  • Skoob.jpg
Parceiros
bottom of page